top of page

A “FAKE” EVOLUÇÃO DO FUTEBOL!




Tenho escutado muita gente falando em “Evolução do Futebol”. Fico apreensivo porque não consigo ver essa tal evolução. 

Desde o século XIX, quando os ingleses foram os responsáveis pela elaboração das regras do jogo que definiram o desporto que conhecemos hoje, são duas equipes. Uma contra a outra. São onze contra onze. Só o goleiro pode usar a mão.


Para cumprir as regras do jogo existe um árbitro e dois auxiliares. Para uma equipe vencer tem que fazer mais gols que a outra. Quem fazia mais gols ganhava dois pontos na tabela. Se fizerem o mesmo número de gols, o resultado é empate e ganham o mesmo número de pontos na tabela.


O campo tinha um tamanho mínimo e um tamanho máximo. Cada país poderia colocar o tamanho que achasse melhor dentro das opções dadas pela FIFA.  A marcação do árbitro é a que vale. 


Taticamente, jogavam como cada treinador queria, como cada jogador podia, como cada característica do país se colocava e como cada clube e sua torcida exigiam. Tecnicamente, os jogadores melhores ficavam famosos e ficavam conhecidos no mundo todo. 


Fisicamente todos corriam e jogavam. A parte física acompanhava a Ciência da época. Os resultados eram imprevisíveis. Nem sempre o melhor ganhava ou era o campeão do ano. 


Mas de um tempo para cá começaram a falar em “Evolução”.  Aí comecei a repensar o que seria essa evolução. Comecei do início...

 

1 - No futebol evolutivo são onze contra onze. Já era assim. Não evoluiu!


2 - Hoje só o goleiro pode pegar com a mão. Também já era assim!


3 - Existe um árbitro que dirige a partida. Mais uma vez já era assim. Espera aí! Agora surgiu o VAR que mente que o árbitro é quem manda. Involuiu! 


4 - Quem faz mais gols ganha a partida. Sempre foi assim. Nada de evolução!


5 - Se fizerem o mesmo número de gols dá empate. Hoje também!


6 - As dimensões tinham medidas mínimas e máximas. Hoje padronizaram na mínima para jogos internacionais. Nada mudou porque já existia campos com a dimensão mínima, principalmente na Europa!


7 - Taticamente tem time jogando no 4-3-3, 4-4-2, 3-5-2 etc. Todos esses números já eram usados sem a preocupação de evidenciar isso porque na verdade esses números só aparecem no início do jogo se não robotizarem os jogadores. Sem evolução! 


8 - Fisicamente realmente houve uma evolução! Não no futebol. E todos os segmentos da vida. A ciência é importante na vida de todos e o futebol não fica atrás. Ainda assim tenho minhas dúvidas se no futebol está sendo bem aplicada essa evolução da ciência. 


9 - Antigamente não podia substituir ninguém. Depois passou a ser permitida substituições. Só eram substituídos os jogadores que não estavam jogando bem. Hoje fazem cinco substituições que, na minha opinião, nem pelada de rua se sustenta com esse número de substituição, mas dizem que no futebol de hoje os jogadores não estão conseguindo jogar os 90 minutos. Tem alguma coisa errada aí! Ou é a “Ciência ou o é o “Futebol”!  Vejo jogadores serem substituídos logo no início do segundo tempo.  


Tecnicamente o que temos visto é uma involução dos jogadores brasileiros. Quem decide o jogo hoje em dia? Quem a torcida vai ao estádio para ver? No meu tempo a torcida ia ao estádio ver o jogador e depois a camisa do clube. Hoje ele vai pela camisa e, se perder, briga e mata porque não enxergar no adversário jogadores de qualidade que justifique um resultado negativo!


Quem são os ídolos dos clubes brasileiros? Onde tem alguém parecido como Pelé, Tostão, Rivelino, Gérson, Zico, Ivo Sodré, Alves que jogou no Campo Grande – RJ, Dirceu Lopes, Ademir da Guia, Falcão, Carlos Roberto? Vou parar por aqui senão vou colocar um milhão de jogadores que eram craques realmente. Me diga um que pode ser melhor do que um desses nomes que citei?


O Santos de São Paulo fazia seus jogos no Rio de Janeiro e o Maracanã lotava porque tinha muitos jogadores bons.  Os resultados eram imprevisíveis porque eram muitos jogadores bons em todos os clubes. Todas as temporadas apareciam novos “Protagonistas” e novos “Coadjuvantes”. Um precisa do outro para conseguir sucesso e isso os jogadores brasileiros entendiam bem!


Quantos protagonistas estamos criando hoje por temporada? Nenhum! Por isso tudo, afirmo que a “Evolução” dentro do campo que falam por aí a vontade é “FAKE”. O futebol não é Ciência e por tanto o resultado continua imprevisível. Todos falam dessa fictícia evolução para dar"IBOPE"


"A tal “Evolução” só acontece fora do campo com o VAR (investimento e tecnologia - mas o homem segue no comando e cometendo erros) e com a parte física que a ciência e a tecnologia desenvolvem e aperfeiçoam todos os dias!"


"É preciso que se respeite o Futebol."


Ele tem suas próprias características de acordo com os clubes, os jogadores, os treinadores e a região que é praticado. Quem Evoluiu foi a Ciência fora do campo! Dentro do campo o Futebol continua e vai continuar para sempre IMPREVISÍVEL! Não tem Ciência, não tem Imprensa e nem tem Treinador que mude isso! O que decide jogo é o talento do Jogador no momento do jogo dentro das 4 linhas! 


Zé Mário Barros

Blog do Zé!


 

206 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page