top of page

UM SONHO LINDO..




UM SONHO LINDO


Uma noite eu tive um sonho lindo. Eu era um Jogador de Futebol. Ainda criança comecei chutando uma bola de futebol pesada no corredor da minha casa. Minha mãe preocupada para eu não quebrar as louças da casa e eu não estava nem aí com isso! Aos poucos fui para Rua do Cachambi onde tinha um terreno e juntos com outras crianças, comecei a correr com a bola e chutar para fazer gol sem a preocupação da minha mãe com as louças.


Como a noite continuou, o sonho também foi avançando. De menino, para adolescente, do terreno baldio para a quadra de futebol de salão e da quadra para o campo de futebol oficial. Os títulos de campeão vinham aparecendo e eu ia em frente. Correndo atrás da bola com os outros meninos atrás de mim.


A idade ia avançando, o colégio me puxando e o futebol progredindo. Meu pai incentivando o futebol e a minha mãe puxando para a escola. Fui em frente nos dois lados. Escola e futebol. O sono estava profundo. Me vi no início em um clube grande, recuei para um clube menor, voltei para um clube maior ainda e ia prosseguindo com muito entusiasmo.


Alguns problemas apareceram, como contusões e complicações com companheiros e dirigentes. Fui levando tudo de roldão. O tempo passava rápido. Troquei de clube mais duas vezes ou três. Seguia em frente na velocidade que ele me levava.


No dia anterior eu devia ter tido um dia atabalhoado porque foi emendando uma coisa na outra sem dar tempo para pensar e nem descansar. De jogador o sonho me levou para o comando de um time onde aprendi em pouco tempo muita coisa, mas não parou por aí. Pulava de clube para clube mesmo continuando a ganhar títulos que todos achavam importantes. Eu ia sem descanso mudando de clube e até de países.


O sonho continuava rápido assim como o meu aprendizado da vida, que seguia em frente. Não deu para sentir quanto tempo eu fiquei assim, correndo nessa vida dentro do campo. Só sei que em alguns momentos eu parava com tudo para pensar nos outros personagens. Discutia sobre direitos e deveres de todos os envolvidos. Aconselhava alguns, brigava com outros, mas sempre com o intuito em protegê-los. Pedia união e ajudava muita gente a se posicionar e continuar a viver.


Sonho louco! Sonho veloz! Sonho cansativo! Era muita coisa passando rápido e sem descanso...


Sem tempo em pensar na família ou em mim mesmo. Cirurgias e lesões apareceram rápido, mas também foram embora rapidamente. Num determinado momento veio a paz. Me senti tranquilo. Abri o olho e tomei um susto. Tudo aquilo havia acabado. Todas as vitórias, derrotas, cirurgias e lesões tinham ficado no sonho. Todos os problemas com companheiros e dirigentes eram passados.


Respirei profundamente. Fiquei uns minutos sem saber se levantava ou tentava adormecer de novo para conseguir mais algum feito. Não consegui! Levantei e vi a vida como ela foi, como está agora e como será no futuro. Percebi como é difícil ser um ex jogador. Saudades do que construiu, saudades do que sentiu, saudades dos companheiros que acompanhou, saudades dos sacrifícios dolorosos, saudades da confiança que tinham no ex, e saudades do ar que respirei aqui e fora do Brasil.


Fui um jogador de futebol no sonho e, como acordei, agora sou um ex. Agora percebo que a vida no futebol é.. simplesmente, um sonho. Será que a realidade da vida de um Jogador de Futebol é assim mesmo? De repente tudo acaba e voltam para os lugarezinhos dos personagens? Pelo menos, ser um Jogador de Futebol, ficou na minha mente e nunca se apagará!


Blog do Zé

José Mário Barros



16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page