top of page
Foto do escritorBLOG DO ZÉ

“PORQUE NÃO É MAIS E NUNCA MAIS VAMOS SER SE CONTINUARMOS ASSIM...”


Em 1991 escrevi um livro altamente crítico ao futebol brasileiro. Foram críticas pesadas e já previa que o nosso futebol estava caindo tecnicamente assustadoramente.


O título já era bem forte. “PORQUE FOI... PORQUE NÃO É MAIS...”


Depois do lançamento me torpedearam muito, principalmente a imprensa. Todos os segmentos do futebol foram criticados, mas os dondocas da imprensa se doeram mais. Apenas o Luiz Mendes e o Washington Rodrigues analisaram o conteúdo e me lembro bem que o Washington Rodrigues perguntou, numa mesa redonda, se a crítica ao pessoal da imprensa era verdadeira ou não.


Ninguém disse que era mentira. Ainda assim a pressão em cima de mim continuou forte e, por pressão da minha família também, troquei o dinheiro que a editora me devia pelo resto dos livros que ela ainda colocaria no mercado. Ainda tenho alguns exemplares na minha casa. Hoje, no conteúdo do livro, ainda tem muita coisa que está atual e poderíamos dizer que na época eu fui um visionário porque agora está se confirmando o que tinha escrito: “NÃO SOMOS MAIS OS MELHORES DO MUNDO NO FUTEBOL E NUNCA MAIS SEREMOS SE TODOS OS SEGMENTOS DO FUTEBOL NÃO TOMAREM UM RUMO DIFERENTE DO QUE ESTÁ SENDO SEGUIDO”.


Esse rumo diferente do que está sendo feito hoje precisa ser mudado em todos os segmentos do futebol. Os primeiros a nortearem os rumos devem ser os Clubes de Futebol. A gestão é falha, absurda e irresponsável. No tempo que eu jogava eu vi muito dirigente colocar dinheiro no clube e falir a empresa da família. Já estavam errados. Agora falem os clubes e um monte está ficando rico. Vide as notícias dos jornais. Cada dia um caso novo de golpes nos clubes, federações e, há pouco tempo, vimos os problemas da CBF, FIFA e COB. Ainda assim parece que tudo está indo bem. Como pode alguém gastar mais do que tem de receita. Quem paga esse desatino? Como pode descontar dos funcionários e profissionais do futebol e não recolherem os impostos? Como podem contratar os profissionais e não pagarem? Como podem os profissionais assinarem contratos sabendo que não vão receber? Quando os profissionais podem esperar que a CBF proíba um Treinador de assumir um clube se o clube não pagou o Treinador que saiu? Por que, os treinadores mesmos, não se recusam a assumir um clube que clube demitiu um companheiro e não cumpriu com os direitos trabalhistas dele? Por que um clube contrata jogador com base no que o agente fala e não envia ninguém para ver se é real o que falam? Como um clube contrata um Treinador? Quais são os atributos que um treinador precisa para assumir um determinado desafio? Na hora da contratação do treinador os dirigentes colocam na mesa os objetivos que foram traçados pelo clube para cada temporada? O treinador tem certeza de que poderá alcançar esses objetivos com o elenco que existe no clube? O treinador está assumindo convicto que pode alcançar êxito nas condições e exigências que o clube oferece ou está assumindo porque está muito tempo sem trabalhar e precisa do emprego?


Isso é GESTÃO!


Isso é competência e responsabilidade dos dirigentes e dos profissionais de futebol. Num esporte que gira bilhões de Reais por ano é administrado por amadores que resolvem tudo pela paixão. As contratações e os investimentos, na maioria dos clubes, são feitos pela pressão da torcida e pelas notícias que saem na imprensa. Um absurdo! Os dirigentes não estão nem aí pelas contratações de jogadores ou treinadores malfeitas. Quem paga a conta? O próximo presidente que, quando assume, já pensa em empurrar a dívida para o próximo e por aí vai. Não tem PROFUT que dê jeito.


Os clubes não podem mais serem geridos por amadores. Têm que ser profissionais em todos os seus setores a começar pela Presidência. A sociedade não pode arcar com as más administrações dos clubes que devem bilhões em impostos e mais bilhões em ações trabalhistas. O governo e a CBF têm que dar um basta nisso tudo. Ou faz direito ou não faz. Ou tornam os clubes viáveis ou não se estabeleçam. Querem que os profissionais de futebol façam cursos e estágios na Europa, mas não vejo nenhum jornalista fazer isso. Não vejo nenhum jornalista falar que os dirigentes têm que fazer cursos na Europa onde os clubes são bem administrados. Por que os jornalistas não falam das administrações dos clubes e só criticam os jogadores e treinadores?


Eu sei...


Mudam de jogadores e treinadores e não pagam. Os salários têm divisão para tudo quanto é lugar. Os clubes vivem na mão dos agentes que emprestam dinheiro em troca de percentual de jogador jovem. Até jogadores trocam salários por percentuais de jovens talentos. Como pode isso? Como pode ser o maior do mundo? Como exigir dos Treinadores se trocam os jogadores a cada três meses? Como trocam os Treinadores a cada três resultados negativos? Se perguntarem o porquê que trocaram vão responder que a torcida exigiu. Por que permitem invasão dos CTs pelas torcidas? Por que alimentam as torcidas organizadas? Por que as organizadas não atacam os dirigentes? Sei que muitas vezes as invasões são incentivadas pelos próprios dirigentes. Estou escrevendo e escuto a notícia da invasão da torcida do Guarani de Campinas, em São Paulo, invadindo o CT deles. Onde está a segurança do trabalho da Legislação Trabalhista Brasileira? Quem é o responsável por permitir essa invasão? Quem é o responsável pela invasão? Tudo ficará sem resposta.


Estamos no Brasil onde o certo é taxado de “babaca” e o errado é o “esperto”. Isso é na comunidade, é no bairro de classe média, é no bairro de classe rica e é em Brasília. Uma vergonha nacional.


Zé Mário Barros

Blog do Zé

178 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page