Antigamente os campeonatos estaduais eram os mais importantes do Brasil. Eram sérios, difíceis e românticos. Depois de um certo tempo quiseram acabar com esses campeonatos porque chegou com uma força maior o Campeonato Nacional.
Os Campeonatos Estaduais resistiram. Todo ano era a mesma coisa com o noticiário dizendo que seria o último ano dos Campeonatos Estaduais Românticos. Mais uma vez resistiram.
Esses campeonatos foram muito importantes no desenvolvimento do Futebol Brasileiro. Eles eram a mina de jogadores novos a cada ano. Não importava o estado produtor. Em todo o Brasil esses jogadores apareciam aos montes e se espalhavam pelos times brasileiros. Apesar de muita gente continuar minando as forças desses Campeonatos Estaduais. Acho que agora os “inventores” dos clubes resolveram exterminar esse romantismo do futebol brasileiro.
Os clubes, principalmente os mais importantes do País, não estão dando importância para os estaduais. Estão permitindo que os Treinadores coloquem seu segundo time para os jogos. Os torcedores também parecem que desistiram. Pagam ingressos e chegam nos estádios e não reclamam que pagaram para ver o time principal e acabam vendo um time de crianças em campo.
Não sei como nenhum torcedor entrou no Procon pedindo o dinheiro do ingresso de volta.
É a mesma coisa que você ir a um show do Roberto Carlos, pagar um ingresso caro e entra no palco a MC Pipokinha. Faça-me um favor! Esquecem que se esses Campeonatos não existirem apenas teremos um time campeão de cada série durante o ano. Quando por exemplo, um clube de menor investimento vai ser campeão da série A do Brasileirão? Nunca!
De repente pode conseguir um título da Série B? Pode ser que sim, mas o provável é que não consiga. Já da Série C tem mais chance. Imagine outros times que dificilmente ganharão a Série D. Como vão continuar a existirem sem ter títulos, mesmo que Estaduais?
Já nos Estaduais a possibilidade de ganharem um título e, por consequência, sobreviverem é muito grande.
Sem os estaduais muitos times vão morrer.
Para falar a verdade até é bom que alguns times não sobrevivam. Os clubes que fazem “Futebol de Mentira” seriam bons acabar mesmo. Contratam e não pagam. Iludem alguns meninos que serão jogadores de futebol e não têm condições para tal. Ficam pelo meio do caminho e sem profissão. É só ilusão!
Mas a maioria dos clubes precisam de ganhar títulos para se manterem vivos e só vão conseguir isso ganhando, pelo menos, campeonatos estaduais. Portanto acho que devemos arranjar uma fórmula que não cabemos com os estaduais. De repente colocarem os clubes da Série A do Brasileirão na última fase do estadual.
É só uma ideia para não acabarmos com os “Românticos Campeonatos Estaduais”.
Gostou?
Compartilhe!
Deixe que outras pessoas vejam também.
Curtir é muito pouco.
Zé Mário Barros
Blog do Zé
Comments