A ideia aqui é escrever como o jogador deve estar preparado para entrar em campo e desenvolver o jogo de acordo com as necessidades do momento. É importante que durante os treinamentos os treinadores se preocupem e incentivem os jogadores a não dependerem somente daquilo que se fala nos treinos e sim estarem preparados para os desafios do jogo.
Não é só o nosso time que entra em campo pensando em ganhar o jogo, o adversário também vem com a mesma ideia. Por isso temos que desenvolver nos nossos jogadores a confiança e a coragem de criar coisas diferentes (estimular a criatividade) dependendo do que o adversário vai apresentar e exigir deles!
A tática que foi treinada não vale muito se na hora do jogo os jogadores não evoluírem para melhor (estiverem pré-dispostos a enfrentar o desafio e superá-lo com iniciativa e criatividade) diante do que o adversário vai exigir. Muitas vezes os atletas dentro do campo têm que mudar o lado que atuam, mudar o lado de atacar, defender e até de posição, sem que esperem o treinador uma ordem para isso.
Muitas vezes precisei fazer isso dentro do campo. Muitos treinadores antes do jogo me deram a incumbência de mudar as coisas programadas se não estivessem dando certo o que foi programado. Não dá para esperar o intervalo do jogo para o treinador mudar. Muitas vezes acontecem coisas que precisamos estar preparados para sairmos de determinadas dificuldades de forma imediata, se esperarmos o intervalo.. o jogo pode estar definido e não conseguiremos mudar absolutamente mais nada!
Quando o jogo começa cada jogador deve estar atento às instruções dadas durante o treinamento e na preleção antes do jogo, mas a partir do apito do árbitro tudo que acontecer é de responsabilidade do jogador. Na prática, são eles que ganham ou perdem os jogos.
Portanto os adeptos do Futebol (ao torcedor que sempre dá ouvidos a imprensa que muitas vezes fala do que não entende por que falta-lhes o notório saber e a fundamentação) devem esquecer as aberrações (argumentações) dos comentaristas e repórteres que nunca foram atletas profissionais, muitos sequer deram um chute numa bola ou numa chapinha de garrafa!
“O futebol é simples, quem faz ele difícil cria dificuldade para tentar lacrar novos conceitos na tentativa de reinventar a roda que vem girando desde sempre!”
Zé Mário Barros
Blog do Zé
댓글