No “desvibrar” do VAR”!
Mais uma evolução cientifica no futebol “moderno”. O VAR.. Será que é uma evolução mesmo? Acho que sim, em especial para alguns lances polêmicos. Para outros lances o VAR é maçante e intolerável. Vejamos o lado bom.. A falta foi fora da área ou dentro? Parabéns, VAR, você acertou. Foi dentro da área. Demorou um pouco para decidir, mas foi só uns dois minutos.
Agora foi GOL. A torcida comemora desesperadamente. O locutor da TV e das Rádios gritam gol durante um minuto. Espera aí! O árbitro está consultando o VAR:
Um minuto..
Dois minutos..
Três minutos..
Gol anulado!!!
Estava impedido o jogador que fez o gol!
E agora? Como fica o “o grito de gol” da torcida que ecoou por todo o estádio e entrou na transmissão da TV e do Rádio para milhares de lares? E o próprio grito dos radialistas que quase perdem o ar de tanto que gritaram GOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLL?
Anular o gol foi fácil, mas os gritos de gol já ecoaram por todo lado e não é fácil apagar. Recomeçou o jogo e todos os gritos ficaram no vazio. Nada valeu. Nem o gol e nem os gritos da torcida, narradores das TVs e narradores radialistas. Jogo que segue. Pera aí! Mais uma bola na rede. Será que esse vai valer? O jogador que fez o gol está estático esperando o árbitro dar a decisão do VAR:
Um minuto..
Dois minutos..
Três minutos..
A decisão do VAR é que valeu o gol! O jogador artilheiro sai andando para o meio de campo. A emoção de marcar já passou três minutos. Vibrar depois disso para quê? O grito de gol do radialista também não foi mais o mesmo. Ficou frio depois do tempo que o VAR demorou para decidir. E agora? Como ficam as vibrações do gol? Esperar a decisão do VAR, ou vibrar e depois “desvibra”? Não sei o que vale a pena, vibrar ou não? Bola em jogo. Valeu o gol. Terminou o primeiro tempo e ainda estão xingando o VAR.
Voltam para o segundo tempo. Bola rolando. O jogo está meio monótono. De repente o time que estava perdendo empata o jogo. Gol legal!! Espera aí de novo. O árbitro está ouvindo alguma coisa do VAR. Pode parar tudo. A vibração do jogador e o narrador também. O VAR está acusando que, há um minuto, o time que fez o gol cometeu uma falta lá no meio de campo e na continuação da jogada o gol saiu. Invalidado o gol! Toda a festa da torcida foi à toa. O locutor perdeu a voz na vibração da transmissão também à toa. Triste fim de jogo!
Torcidas vibram e não valem nada. Locutores se esgoelam para nada. O VAR veio para que os árbitros não cometessem erros. Entretanto o “Grito de GOL”, está sendo prejudicado e a vibração da torcida e do locutor são partes também integrantes e importantes do jogo. Outra coisa que está irritando é o tempo que leva para decidir. Jogo parado é jogo morto.
Será que poderiam fazer uma revisão no VAR?
Zé Mário
Blog do Zé
Comments