QUANDO TUDO COMEÇOU
Em 1958 o Brasil descobriu que o Futebol poderia ser o maior negócio econômico para nós brasileiros. A conquista da primeira Copa do Mundo fez com que o Brasil se preocupasse em desenvolver o Futebol. Os Treinadores começaram a trabalhar a base. Aqui no Rio de Janeiro vários desses Treinadores ficaram famosos.
OLHEIROS!
No Botafogo tinha o Seu Neca e o Joí. No Vasco o Celio de Souza, no Fluminense o Tele Santana e o Pinheiro, no Bonsucesso tínhamos o Alfredo Abraão e o Major Murilo de Carvalho. Não tenho condições de citar todos esses fazedores de talento pelo Brasil à fora, mas tenho certeza que no Blog, nos comentários, muita gente vai colocar esses nomes maravilhosos e merecedores de elogios, sempre!
EXPORTANDO TALENTOS
Com esse trabalho surgiram vários ícones no Futebol Brasileiro que, rapidamente, se espalharam pelo mundo. Em 1958 surgiu o Pelé deslumbrando o mundo com seus 18 anos. Sem esquecer de Garrincha, Didi, Nilton Santos, Djalma Santos, Gilmar etc. Em 1962 repetimos as vitorias pelo mundo. Em 1966 deu ruim, mas era normal. Todos os países do mundo estavam contra o Brasil. Não podia dar outra coisa.
ZAGALLO
Em 1970 voltamos ao topo. Zagallo que já tinha comandado dentro do campo passou a comandar fora de campo uma constelação de craques. Passamos um período não favorável, mas nunca saímos do topo até hoje. Pois somos os únicos Pentacampeões. Treinadores Brasileiros se esparramaram pelo mundo.
MENTIRA REPETIDA VIRA VERDADE?
De uma hora para outra resolveram apagar o trabalho dos Treinadores Brasileiros. Começaram a falar que eles não prestavam mais. Alguns até disseram que nunca prestaram e que o DNA dos jogadores é que sempre prevaleceu. Burrice falarem isso! Eu sou testemunha do que aprendi com os nossos Treinadores e os torcedores foram acreditando nisso...
MÁQUINA DE MOER GENTE!
Dirigentes incompetentes começaram esconder as suas próprias incapacidades colocando a culpa nos Treinadores. A imprensa sem nunca ter dado um único chute numa tampinha de garrafa ajudaram no massacre. Resolveram desempregar os Treinadores Brasileiros trazendo treinadores estrangeiros que na sua grande maioria não têm condições de treinar nenhum time brasileiro. Atrelado ao desemprego dos Treinadores, também desempregaram segmentos da Comissão Técnica porque esses estrangeiram trazem os seus Staffs. Treinadores, preparadores físicos, auxiliares técnicos perderam seus empregos para pessoas que não tinham a mesma qualificação que eles.
DESEMPREGO EM MASSA
Não satisfeitos com esses desempregos começaram a atingir aos jogadores. Permitiram 3 estrangeiros. Passaram para 5 e agora definiram para 7 estrangeiros. Vamos passar a importar jogadores porque os nossos meninos em formação não servem mais. Quantos desses meninos vão perder espaço no Brasil? Sem chance de imaginar. Já vinham perdendo quando eram 3, passaram para 5 e agora 7. Imaginem a desgraça que vai acontecer com esses meninos.
GOL CONTRA!
Hoje, 14 de fevereiro de 2023, resolveram matar, ou melhor, crucificar os mais jovens jogadores brasileiros aumentando a possibilidade de cada clube contratar sete estrangeiros. Se ainda trouxessem jogadores acima de 27 anos que pudessem servir de espelho para os nossos jogadores em geral até poderia ser concebido. Um outro Arrascaeta, um outro Cano. Tirando esses dois citados não vejo nenhum outro que ajude os nossos jovens. A maioria que veio até agora não acrescenta nada ao desenvolvimento, pelo contrário, só vai atrapalhar os nossos jovens, desestimular a formação de atletas nos clubes e ocupar postos de trabalho destinados aos brasileiros.
Zé Mário Barros
Blog do Zé!
Commenti